VISÃO

A Visão do IGEF consiste em tornar-se uma Instituição regional de referência de formação avançada em Finanças Públicas em língua portuguesa, beneficiando de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

MISSÃO

A Missão do IGEF consistirá em desenvolver as capacidades de governação dos PALOP e Timor-Leste através do reforço das capacidades profissionais dos quadros técnicos em matéria de finanças públicas e da partilha de experiências e competências dos Estados Contratantes do acordo.

VALORES

Os valores do IGEF baseiam-se na língua e no passado histórico e cultural, comuns, abrindo espaço de concertação política e diplomática entre os PALOP e Timor-Leste, no seio do qual são apreciadas as mais variadas formas de cooperação entre estes países nos diversos domínios. Um dos mais importantes domínios de cooperação entre os PALOP são, em geral, o domínio da educação, e, em particular, o domínio do desenvolvimento das capacidades técnicas nacionais nas áreas, macroeconómica, financeira e da dívida pública.

Fortalecer as capacidades institucionais dos PALOP com vista a minimizar as insuficiências existentes a curto prazo e encontrar soluções duradouras a médio e longo prazo.